sábado, 31 de agosto de 2013

CLARIANAS fazem show "GIRANDÊRA" no SESC CAMPINAS!

CLARIANAS ENCERRAM A PROGRAMAÇÃO "JEITINHO BRASILEIRO" DO SESC CAMPINAS, NESTE DOMINGO (01/09), AS 16H30. 

***
Especial "Jeitinho Brasileiro" do Sesc Campinas termina neste fim de semana

Programação na sexta (30), sábado (31) e domingo (1º) inclui espetáculos musicais, dança, teatro e contação de história
O Sesc Campinas encerra neste fim de semanaa programação especial "Jeitinho Brasileiro", projeto realizado durante todo mês de agosto na unidade.


Expressão das mais marcantes do nosso povo, normalmente esse tal 'jeitinho' é interpretado de forma negativa, mas a expressão revela nossa aptidão ao diálogo e nossa capacidade de agir e inventar diante de situações adversas. A tradição cultural brasileira mostra que somos multiculturais desde o nascimento: incorporamos, ao nosso modo, danças cristãs, mitos ameríndios, religiosidades africanas, palavras árabes e muitos outros elementos de lugares tão distantes quanto presentes em nosso cotidiano.

Entre as últimas apresentações, nesta sexta-feira (30), às 20h, está programado o espetáculo de dança “Sapatos Brancos”, com o Núcleo Artístico Luis Ferron, trazendo a beleza da dança do mestre-sala e da porta-bandeira durante os desfiles de Carnaval. A coreografia investiga temas ligados às tradições do carnaval paulistano: as escolas de samba e, em especial, o gestual nobre do casal de dançarinos. O espetáculo explora a riqueza dos movimentos, as tradições, o sincretismo e a história de uma das mais expressivas festas populares brasileiras.
Já no sábado (31), a programação começa às 14h com a contação de história “Uma História Puxa a Outra”, com Samuel Quintans e Paula Negrão. Já às 16h, as crianças poderão acompanhar o teatro mamulengo “A Fazenda do Coronel Mané Pacarú”. Com 50 anos dedicados ao mamulengo, José Lopes da Silva Filho é artesão, artista e militante do mamulengo. Teve por influência os tios Chico e Zé, que também brincavam e o levavam para assistir a todas as apresentações nas redondezas onde moravam.
No domingo (1), às 11h30, o projeto “Música para Crianças” traz o espetáculo "Canções e Brinquedos Roceiros" com a Cia Tempo de Brincar. A apresentação se inspira no universo da Cultura Popular Brasileira retratando as festas tradicionais, os mitos e ritmos musicais brasileiros, além dos adereços, bonecos e mamulengos utilizados nessas manifestações.

E, encerrando a programação, o Grupo CLARIANAS  canta "GIRANDÊRA", às 16h30.
O show tem como mote principal a investigação da voz da mulher "ancestral" na música popular do Brasil, a partir do contexto da música "natural", de tradição popular, evoca cantos caboclos de matriz áfrica-nordestina-indígena-periférica de diversas comunidades brasileiras.

Serviço:

Últimas apresentações do projeto "Jeitinho Brasileiro"
Local: Sesc Campinas. R. Dom José I, 270 / 333, bairro Bonfim – Campinas. (19) 3737-1500
Data: 30 e 31 de agosto e 1º de setembro
Entrada: gratuita

Nenhum comentário: