terça-feira, 6 de novembro de 2012

HOJE TEM TEATRO DE BONECOS!! Grupo CELAVI de PARATY apresenta "HISTÓRIAS FABULOSAS", as 15h30 no ESPAÇO CLARIÔ!!

E hoje tem Teatro de Bonecos na
 IV MOSTRA DE TEATRO DO GUETO!!
O Grupo Clariô tem o prazer de receber em casa, um coletivo que faz um trabalho marcante de teatro e conscientização para crianças das periferias da cidade de Paraty e arredores.
 Vale a pena conferir. 
Tragam suas crianças para se divertir com: 

HISTÓRIAS FABULOSAS
CELAVI - PARATI/RJ
HOJE | DIA 6 DE NOVEMBRO TERÇA- FEIRA 15:30H
Classificação - Livre
ENTRADA FRANCA!
O TEATRO DE BONECOS DO CELAVI (Centro Ecológico e Artístico Leonardo da Vinci) apresenta HISTÓRIAS FABULOSAS. 
Duas adaptações das fábulas de Esopo e La Fontaine, reescritas por Themis Correa.
FICHA TÉCNICA: 
Roteiro e Direção: Themis Correa 
Atores: Fabiano Gomes e Themis Correa 
Sonoplastia: Nethy Marques
C  E  L  A  V  I

               Centro Ecológico e Artístico Leonardo da Vinci
   CONHEÇA UM POUCO DA TRAJETÓRIA DO GRUPO 
(1978/2012):
l978:
Da união de vários artistas e pessoas ligadas a arte, foi criado o grupo, objetivando, através de projeto comunitário, desenvolver um trabalho cultural.  Já nesse ano, a convite de PASCOAL CARLOS MAGNO, o grupo ocupa e ativa a "ALDEIA DE ARCOZELO" e preparam o local para o seminário do SNT, atual FUNARTE.  Já instalado, o grupo faz apresentações
de música erudita (coral, quarteto de flautas e violão), teatro de bonecos, exposição de quadros, máscaras , esculturas, com oficinas permanentes durante o evento.  O grupo resolve voltar para Campo Grande - RJ, após um período de um mes em Arcozelo.
1979:
Montam a peça de teatro infantil "A terra do trigo gigante" com texto de Renato P.C.Silva e músicas de Nethy Marques e Rogério Carvalho Silva.  Foi produzida e apresentada pelo grupo na I MOSTRA COLETIVA DO CELAVI.  Fizeram na ocasião, exposição de seus trabalhos e um concerto do Madrigal, de flauta doce e violão, com o objetivo de angariar recursos para aquisição de uma sede própria.  No mesmo ano participam do I ENCONTRO DE ARTES DE BRUSQUE - SC.
l980:
O grupo muda-se para Paraty -RJ, com o objetivo de desenvolver suas atividades artísticas e culturais.  Participam do I ENCONTRO DE TEATRO DE RUA DE PARATY.  São convidados pela Secretaria de Cultura e Turismo de Paraty, a exporem seus trabalhos permanentemente.
l981:
O grupo monta a peça teatral infantil "Os Calungas"de Themis corrêa da Silva, e apresentam para 800 crianças da rede escolar do Município de Paraty (zona rural e periferia).
Participam da MOSTRA COLETIVA DE MÁSCARAS DE PARATY, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo.
No mesmo ano, montam a peça infantil "A Semente Mágica"de Themis Corrêa da Silva, apresentando para crianças do pré-escolar e do 1° grau da rede municipal de Paraty.
Realizam a II MOSTRA COLETIVA DO CELAVI.  O grupo expõe trabalhos de máscaras, pinturas à óleo, nanquim sobre couro e aquarela, produtos naturais, plantas ornamentais e apresenta também um concerto de flautas, violão e madrigal.
l982:
São convidados pela Prefeitura Municipal de Paraty, para realizarem trabalho educativo nas Escolas Municipais  da Zona Rural e periferias do bairro histórico.  As peças, de autoria de Themis Corrêa da Silva, versavam sobre higiene e saúde.  Apresentam em 20 escolas do município durante 2 anos.
No mesmo ano, montam a peça teatral "O Menino Xará" de Renato P.C.Silva e apresentam no II ENCONTRO DE TEATRO DE RUA DE PARATY.  
Participam de um evento ecológico no município de Resende, apresentando a peça "Os Calungas", através de contato feito com o Circo Voador.
Realizam a III MOSTRA COLETIVA DO CELAVI.
l983:
Expõe seus trabalhos em uma loja alugada no Centro Histórico.
l984:
Participam da II MOSTRA COLETIVA DE MÁSCARAS DE PARATY.
São convidados pelo SPHAN para participarem do projeto EXTRA MUROS, com um concerto de flauta e violão e uma apresentação de teatro de bonecos para as professoras da rede escolar do município de Paraty.
Fazem um trabalho de Arte-Educação em parceria com a Diretoria do Grupo Escolar do Cembra, onde apresentam peças de teatro de bonecos, versando sobre ecologia  nutrição, para 1000 alunos de 1° e 2° séries.
Participam do III ENCONTRO DE TEATRO DE RUA DE PARATY, com a peça "O Sertão Não É Paraty".
l985:
Participam da III MOSTRA COLETIVA DE MÁSCARAS DE PARATY.
Remontam a peça infantil "A Terra do Trigo Gigante" e apresentam no IV ENCONTRO DE TEATRO DE RUA DE PARATY.
Integram-se ao Madrigal de Paraty, formado por membros da comunidade paratiense, sob direção de Themis.
Fazem um projeto de beneficiamento de frutas, aprovado pelo CERIS, para servir como plano piloto para os produtores de bananas da região.
Participam do III FESTIVAL DE MÚSICA SACRA DE PARATY.
Participam do V ENCONTRO DE ARTES PLÁSTICAS.
l986:
Apresentam-se com o Madrigal de Paraty no 319° aniversário da cidade de Paraty.
Participam da V MOSTRA COLETIVA DE MÁSCARAS DE PARATY.
Desenvolvem um projeto de produção de banana-passa durante 2 anos na sede do CELAVI, como fonte de renda da comunidade e do Centro, com o apôio do CERIS (Centro de Estatística Religiosa e Investigação Social).
Iniciam o projeto FAZENDO ARTE PARA-TI para crianças de l° grau das áreas periféricas de Paraty, com o apôio do INACEN e a participação de Escola de Artes do Brasil.

l987:
Montam a peça teatral "Lugar Comum"de Themis e apresentam no VI ENCONTRO DE TEATRO DE RUA DE PARATY.
l988:
Participam do VI ENCONTRO DE ARTES PLÁSTICAS.
Desenvolvem a segunda parte do projeto de oficina de bonecos e máscaras FAZENDO ARTE, com o apôio do INACEN, para professores do l° grau no CIEP em Paraty.
l989:
Dão início ao projeto de produção de banana-passa, com o apôio do CERIS (CNBB), que tem duração de 2 anos, tendo como objetivo dar subsídios para o desenvolvimento auto sustentado e apôio à parte cultural.
l993:
Realizam o projeto "RECRIAR", que  tem a duração de 3 anos, onde o objetivo é a Educação Ambiental para reprodutores e alunos do município de Paraty em parceria com o SACTES, atingindo um público alvo de 4.600 crianças e 148 professores.
l994 a l996:
Realizam o projeto "ESCOLA DE ARTE EM PARATY".
2000:
Realizam o projeto "JOGUE LIMPO", com oficina de reciclagem de lixo proporcionando capacitação profissional para professores da rede escolar do município de Paraty.
Projeto "BLOCO DA SUCATA", realizado com os moradores do Campinho.
2001:
Fazem a decoração do carnaval de PARATY.
 Iniciam a coleta seletiva do Condomínio de Laranjeiras.
 Realizam cursos através da Oficina de Reaproveitamento de Sucata através da Arte.
2002 a 2012:
Dez anos trabalhando com teatro educativo ecológico com as escolas municipais de Paraty com as peças MONSTRO MONSTRUOSO, O SAPINHO DENGOSO, PARAISO PERDIDO E FÁBULAS FABULOSAS.
PARTICIPAM DE TODAS AS EDIÇÕES DA FLIPINHA EM PARATY-RJ.


IV MOSTRA DE TEATRO DO GUETO/ 2012
PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI .
local: 
ESPAÇO CLARIÔ 
RUA SANTA LUZIA, 96 | Vila Santa Luzia | Taboão da Serra - SP
11 4701 8401 | 11 9 9621 6892

grupoclario@uol.com.br

Nenhum comentário: