quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Hoje: "ORFEU MESTIÇO" - UMA HIP HÓPERA BRASILEIRA - na IV MOSTRA DE TEATRO DO GUETO!!


ORFEU MESTIÇO - UMA HIP-HÓPERA BRASILEIRA 
NÚCLEO BARTOLOMEU DE DEPOIMENTOS - SÃO PAULO/SP
DIA 1 DE NOVEMBRO  QUINTA- FEIRA  20H
Classif. - 14 anos
O espetáculo é precursor em unir o teatro épico do dramaturgo alemão Bertolt Brecht aos elementos da cultura hip-hop, encenando a primeira hip-hópera brasileira. Peça inspirada nos mitos de morte e renascimento, o elenco de “Orfeu Mestiço” canta em coro e dá vida às letraspoesias que contam a saga de personagem e a formação do povo brasileiro.
Músicos e atores encenam o retorno de um político ao passado, na época da Ditadura Militar. Após um telefonema sobre a exumação do corpo da esposa, Orfeu relembra um passado que durante muitos anos tentou esquecer. Esse conflito evoca personagens do passado do político que o guiarão na descida ao inferno.
O espetáculo é resultado de três anos de pesquisa do grupo e faz referências a danças populares e a dança de rua, chamada “cultura hip-hop” ou “cultura popular urbana”. Transforma o cenário em um terreiro eletrônico e dá a ideia de um congá (espaço sagrado de rituais africanos), consolidando, com músicos convidados, uma narrativa mista “cantada”.
Fundado em 2000, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos é conhecido por unir teatro e hip-hop. Já são nove espetáculos montados e indicados aos principais prêmios do teatro brasileiro. A Cia. também realiza intervenções cênicas em espaços públicos, publicou o livro “Urgência nas Ruas”, gravou o disco “Primeiros Depoimentos” e a rádio-novela “Prometeu Redimido”.
O espetáculo “Orfeu Mestiço – Uma hip-hópera brasileira” estreou em outubro de 2011, na sede do grupo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, no bairro da Pompéia em São Paulo. Foi indicado ao prêmio Shell 2011 nas categorias de melhor atriz e direção musical e ganhou o de melhor atriz. Além de vencer do prêmio CPT (Cooperativa Paulista de Teatro) na categoria de melhor projeto sonoro.

SINOPSE
Com seis atores e oito músicosem cena, Orfeu Mestiço narra o retorno de um político ao seu passado atrelado à ditadura militar. Um telefonema sobre a exumação do corpo de sua companheira, Eurídice, coloca Orfeu em contato com um passado que por anos
ele tentou esquecer. A partir deste conflito, o texto inspirado nos mitos órficos (de morte e renascimento) evoca no espaço cênico (um terreiro eletrônico) projetado pela cenógrafa Daniela Thomas, personagens de várias épocas que guiarão Orfeu em sua descida aos infernos.

FICHA TÉCNICA: Dramaturgia, Direção, Letras e Figurinos: Claudia Schapira Direção Musical: Eugênio Lima e Roberta Estrela D’Alva Direção de Movimento, Coreografias e Supervisão de Vídeo: Luaa Gabanini Atores-MCs Cristiano Meirelles [Orfeu Jovem], Daniela Evelise [Eurídice, Celestina], Eugênio Lima [Orfeu Velho], Luaa Gabanini [Maria Alice, Mãe do DOPS], Ricardo Leite [Coronel, Padre Léo, Chefe do Dops, Torturador, General], Roberta Estrela D’Alva [MC- Griot-Corifeu] Coletivo Dissonante [Músicos-Ogãs e Dançarinos] Alan Gonçalves, Antônio Malavoglia, Bárbara Malavoglia, Carla Raiza, Cássio Martins, Eugênio Lima, Fernando Alabê, Janaína Silva, Mônika Bernardes, Pipo Pegoraro, Thomas Huszar e grupo Treme Terra: Bruna Braga, Bruna Maria, Daniel Laino, Giovane Di Ganzá, João Nascimento e Lígia Nicácio Participações Especiais [vídeo] Danilo Grangheia [Jornalista], Luís Mármora [Padre Velho], Marco Antônio Rodrigues [Voz off “convocatória”] Assistente de direção: Éder Lopes Cenografia: Daniela Thomas (homenagem a Raul Belém Machado e seu cenário para a peça Baal, em
1973) Assistentes de Cenografia: Bianca Turner, Stella Tennenbaum, Mari Alves Pinto Produção de Arte: Bianca Turner
Vídeo: Tatiana Lohmann e ZoomB Laboratório Audiovisual Operação de Vídeo: Catarina Siqueira e Astronauta Mecanico Desenho de Luz: Francisco
Turbiani Assistência de Desenho e Operação de Luz: Carolina Autran Desenho de Som: Eugênio Lima Operação de Som:
Doutor Aeiuton, Pipo Pegoraro e Thomas Huszar Engenherio de Som: Eugênio Lima e Pipo Pegoraro Produção Executiva: Fernanda Rodrigues Comunicação: Maitê Freitas Programação Visual: Sato [casadalapa] Administração: Núcleo Bartolomeu - Mariza Almeida.

IV MOSTRA DE TEATRO DO GUETO/ 2012
PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI .
local: 
ESPAÇO CLARIÔ 
RUA SANTA LUZIA, 96 | Vila Santa Luzia | Taboão da Serra - SP
11 4701 8401 | 11 9 9621 6892
grupoclario@uol.com.br





Nenhum comentário: