sábado, 3 de novembro de 2012

"AS PATACOADAS DE CORNÉLIO PIRES" - HOJE- NO ESPAÇO CLARIÔ!!

O FERIADO É PROLONGADO E A NOSSA IV MOSTRA DE TEATRO TAMBÉM! 
Confira abaixo detalhes do belíssimo espetáculo que hoje a nossa Mostra de Teatro do Gueto recebe. É caipira mêmo, é de Piracicaba sô!
Óiaí:
AS PATACOADAS DE CORNÉLIO PIRES 
GRUPO ANDAIME | PIRACICABA/SP
HOJE: DIA 03 DE NOVEMBRO | SÁBADO | 20H
Classif. - LIVRE
Uma Estrepolia Musical em Dois Atos e Uma Chegança.
A peça é resultado de uma pesquisa que antecede os estudos que desencadearam a criação da peça “Lugar onde o peixe pára”, sobre a cultura caipiracicabana. 
O Grupo Andaime volta o olhar para a magnífica obra de Cornélio Pires, genuinamente paulista, enraizada na figura mais representativa e autêntica de nossa cultura popular – o caipira. A montagem mescla recursos cênicos com elementos autênticos do folclore e da cultura popular. O processo de criação do grupo evoluiu naturalmente para a ampliação da visão do teatro folclórico, direcionando-o para a identificação de elementos arquetípicos e, como tal, presentes e vibrantes em todos nós, independentemente de regionalismos e peculiaridades.
Cornélio Pires é um dos nomes de maior importância na literatura paulista do começo do século XX. Autor de um inigualável documento sobre a linguagem e o modo de vida do caipira paulista, destacou- se no período pré-modernista por sua pesquisa de cunho sociológico e lingüístico tornando-se um dos primeiros escritores regionalistas do país. Influenciou outras correntes de estudos sobre o homem brasileiro e alcançou enorme sucesso popular com as suas conferências humorístico-educativas. Junto aochargista Voltolino, fundou a revista O Saci, um dos mais importantes periódicos modernistas, iniciando colaboração com Oswald de Andrade, Menotti del Pichia, Afonso Schimidt, entre outros. Viajando pelo País com as suas conferências, Cornélio produziu o filme Brasil Pitoresco. Em São Paulo, cria o primeiro programa de música caipira na Rádio Nacional enquanto lança um selo próprio, produzindo mais de cem discos de músicas e textos regionais.
O Grupo Andaime de Teatro da Universidade Metodista de Piracicaba foi fundado em março de 1986 e desde então vem se consolidando como importante produtor cultural do interior paulista.

FICHA TÉCNICA: 
Elenco: Antonio Chapéu, Márcio Abegão, Bruno Agulhari, MariaTrevisan, Barbosa Neto e Charles Mariano Músicos (ao vivo): Jonathas Beck e Domingos de Salvi Neto 
Dramaturgia: Luís Carlos Laranjeiras – a partir de pesquisa do Grupo Andaime 
Direção musical: Luiz Carlos Laranjeiras.
Adereços: Valtencir Franzol Cenário: Valtencir Franzol, Grupo Andaime e Luís Carlos Laranjeiras 
Figurino: Pat Maria 
Operadora de luz: Tiago de Luca 
Direção: Luís Carlos Laranjeiras 
Produtor: Antonio Chapéu e Márcio Abegão


IV MOSTRA DE TEATRO DO GUETO/ 2012
PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI .
local: 
ESPAÇO CLARIÔ 
RUA SANTA LUZIA, 96 | Vila Santa Luzia | Taboão da Serra - SP
11 4701 8401 | 11 9 9621 6892
grupoclario@uol.com.br

Nenhum comentário: